Copyright © 2017 por LocaFirme. Todos os direitos reservados.

Estamos localizados na

Av. América Central, 1001

Cabo Frio, RJ

CEP: 28909-581

ENCONTRE-NOS

NOSSOS TELEFONES

(22) 3053-1742 | (22) 2648-1864 |     (22) 98834-8539

Seg a Sex, das 08h às 21h. Sáb e Dom, das 08h às 14h

NOSSOS HORÁRIOS

Morro do Vigia será aberto à visitação no próximo verão

07/09/2019

O Morro do Vigia, uma ilha ligada ao continente entre as praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio, terá visitas guiadas a partir do próximo verão. Um dos principais atrativos turísticos do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), a ilha possui trilhas que levam a praias, lagoa, cavernas e a paisagens que encantam os visitantes. Uma visita técnica, feita por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do PECS e por trilheiros definiu o plano de sinalização e levantou os serviços de manejo necessários para que o local possa ser explorado com foco no turismo e na pesquisa científica.

 

Chefe do PECS, Marcelo Morel participou da visita técnica e viu a necessidade de serviços de reflorestamento, sinalização e limpeza das trilhas. Durante a visita, um estabelecimento comercial foi notificado para respeitar as leis ambientais e pescadores foram advertidos sobre a dispersão irregular de barcos e materiais e uma das praias da ilha, que está dentro dos limites do PECS:

 

A notícia boa é que o nível de degradação ambiental é baixo. O projeto Bandeira Azul atuando ali próximo eleva em todos os sentidos o uso público do parque. Vamos levar as propostas ao Conseho Gestor do PECS – disse Morel.

 

 

Uma das propostas é a escolha de uma ONG especializada em roteiros ecológicos, com guias habilitados, para atuar nas visitas guiadas ao Morro do Vigia. Gestor da equipe Trilhas & Mergulhos, Henrique Nascimento participou do monitoramente das trilhas do Morro do Vigia. Segundo ele, o objetivo da visita foi planejar a sinalização e os serviços com base no Plano de Manejo do parque. A equipe é credenciada pelo PECS para conduzir visitantes nas áreas de proteção integral da unidade de conservação.

 

No monitoramento, foi classificada a dificuldade da trilha, a distância total do percurso, pontos de interesse no trajeto, espécies nativas e invasoras (piteiras) e pontos onde deve ser feito o reflorestamento com espécies nativas e supressão de invasoras – explicou Henrique, que integra o movimento Amigos do Peró.

 

Embora ainda não regularizada, a trilha do Morro do Vigia já é visitada por milhares de turistas, principalmente no verão: De rica riqueza ambiental e mirantes com rara beleza, o Morro do Vigia é majestoso com suas grutas (foto). Nós não vemos a hora de as trilhas serem exploradas por guias especializados para explicar a geografia, a história e beleza natural da ilha – disse Machado Silva, dos Amigos do Peró.

 

 

Fonte

 

Please reload

Destaques

Morro do Vigia será aberto à visitação no próximo verão

07/09/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes